Se você usa (ou já tentou usar) o Instagram para divulgar os seus produtos ou serviços e vender mais, já percebeu que não é tão simples assim, né? Seria bom se a gente só postagem uma imagem e chovesse pessoas interessadas. Mas realidade é outra. Ainda mais agora que a concorrência entre contas comerciais na rede social só vem aumentando. Por isso, hoje trouxemos um guia com 7 passos que você precisa dar para ter sucesso ao tentar vender no Instagram.
1- Saber qual é o seu objetivo. "Vender mais, óbvio", você deve estar pensando, mas precisamos ser mais específicos nesta etapa. Qual objetivo você precisa alcançar para vender mais? Atrair mais pessoas interessadas? Aumentar a variedade de produtos ou serviços que você oferece? Aumentar a divulgação na sua cidade? Quebrar objeções que as pessoas têm para não comprar ou te contratar? Há várias possibilidades e você precisa entender as necessidades do seu negócio para responder essa pergunta.
2- Ter público alvo e persona. Você precisa saber com quem você está falando. Só assim você vai poder falar na linguagem do seu futuro cliente, sabendo quem ele é. Você precisa ESTUDAR o seu público alvo. Como? Sabendo a faixa etária, a região onde vivem, a média salarial, o gênero, entre outros. De dentro desse público alvo que é mais abrangente, você precisa DEFINIR a sua persona (pode ser mais de uma, dependendo dos produtos ou serviços que você oferece). Essa persona é um personagem fictício que do que seria o cliente ideal para você. Obs.: você pode se inspirar num cliente que você gosta muito para desenvolver essa persona.
3- Identidade de marca. Agora que você já sabe quem é o seu público (futuros clientes que você quer ter), é preciso criar a identidade da sua marca. Assim como as pessoas, as marcas têm uma personalidade, e ela é definida pelas causas que ela defende, as bandeiras que ela levanta, a forma com que ela se posiciona no mercado. Além dessa personalidade, tem a identidade visual, que é um conjunto de elementos que fará a sua marca ser reconhecida, ser diferenciada das outras. Dentre esses elementos marcantes na identidade visual de uma marca podemos destacar a tipografia, a paleta de cores, os símbolos e as texturas.
4- Conteúdo de valor. Conhecendo o seu público e com uma identidade de marca, você pode começar a criar designs e conteúdos atrativos para sua persona. As pessoas estão no Instagram em busca de entretenimento e informação. Se você quiser chamar a atenção dela você deve dar informações que agreguem valor a vida da sua persona, que vai ajudar ela de alguma forma, que vai resolver algum problema da vida dela (por isso você precisa conhecer bem essa persona). Se você só criar postagens publicitárias, não vai conquistar a atenção de ninguém.
5 - Ter constância. É preciso entender como funcionam os algoritmos do Instagram para usá-los ao seu favor. De tudo que você precisa saber, o mais importante é ter constância. Se você faz uma postagem segunda-feira de manhã, e depois só na quarta-feira da outra semana posta outra coisa... fica difícil. Você precisa postar com uma certa frequência (de preferência todos os dias) e sempre no mesmo horário. Isso vai ajudar o seu conteúdo a ser entregue para mais pessoas.
6 - Fazer tráfego pago. Quer ver resultado rápido? Então a melhor solução é criar anúncios. Não me refiro a posts publicitários, e sim a criar anúncios com conteúdo de valor mesmo. O tráfego orgânico (aquele que você não investe dinheiro) traz um bom resultado, mas é um processo mais lento. Se você está começando e ainda não tem como investir em uma gestão de tráfego, sugiro que impulsione as postagens que trouxerem um bom resultado de forma orgânica.
7- Usar estratégias. Fazer tudo isso pode parecer fácil, mas na prática não é tão simples quanto parece. Se você não souber usar as estratégias certas na hora certa, pode não ver resultado e acabar se frustrando. Nós, da Cestari, desenvolvemos a estratégias completa, com tudo que você precisa para o seu negócio dar certo. É preciso usar várias ferramentas de forma estratégica, e quando isso for feito, tudo se encaixa como em um quebra-cabeça e as coisas acontecem.
Ficou com algum dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos você.
Comments